Autor: JOHN ANDREWS – REINO UNIDO
Iridologia é o que muitos chamam de uma combinação de “ciência e arte” de análise da íris.
Muitos consideram Iridologia uma dinâmica prática que possui um enorme potencial. A íris e a pupila interna são os aspectos visíveis dos sistemas nervosos centrais que temos.
Na Iridologia, a marcação estrutural na íris e as cores dos olhos (pigmentos) tem significado pessoal e genético. A cor da íris ilustra certos traços genéticos e constitucionais. Alguns sinais são importantes pela forma como eles aparecem, alguns marcadores são importantes pelo local onde eles estão – a íris pode ser uma projeção de um mapa do corpo e seus vários órgãos como em Reflexologia ou Auricoloterapia.
Por exemplo, uma estrutura aberta chamada lacuna, em 20 ‘(como nós olhamos a íris) na íris direita ou esquerda se relaciona com a função do pâncreas e irá demonstrar uma história genética de Diabetes.
A reatividade e o diâmetro da pupila são muito importantes na Iridologia. Isto é, pode-se ver uma pupila onde ocorrem desvios, e estes podem relacionar-se a lesões ou tensões espinhais e neuromusculares anteriores. Isto é uma ferramenta de avaliação muito importante para aqueles que trabalham com o sistema musculoesquelético. Se o diâmetro da pupila for aumentado e não reativo em adultos, isso pode relacionar-se à fadiga da glândula adrenal como resultado do estresse crônico.
A íris pode ser dividida em diferentes seções relacionadas ao sistema gastrointestinal, pele, funções hepáticas, rins, baço, riscos cardíacos, função imunológica, funções endócrinas, entre outros. Podemos também observar o quanto estes sistemas interagem através da aplicação da dinâmica emocional e a psiconeuroimunologia.
O que pode ser identificado através da Iridologia?
A Iridologia ajuda a identificar os caminhos subjacentes a uma condição, mas para identificar as causas de u
m problema e aprender como podem ser tratados e equilibrados. Muitos pacientes vêm com um longa condição, como com artrite. Uma porcentagem menor que participa são saudáveis e desejam permanecer assim – É aqui que o papel da Iridologia como técnica preventiva chega ao ponto onde podemos identificar tendências e predisposições genéticas pessoais e o grau de risco para aquele indivíduo.
A Iridologia pode, muitas vezes, revelar a causa de uma condição, e também, muitos fatores já testados na medicina convencional. Podem mostrar a causa de uma série de sintomas problemáticos para um paciente, como a Síndrome de Fadiga Adrenal, disglicemia – níveis erráticos de açúcar no sangue, disbiose ou hipotireoidismo.
Realmente, são incríveis as novas descobertas que constantemente surpreendem a todos, podendo ver tantas facetas da vida de uma pessoa a partir da íris de 12mm de largura.
O que não podemos avaliar através da Iridologia?
Por várias razões, a Iridologia não é uma panaceia e os seguintes itens não podem ser detectados através da análise da íris, pupila ou borda pupilar interna:
- As infecções bacterianas
- As infecções fúngicas, incluindo Candida albicans
- Psoríase
- Parasitas
- Os cálculos biliares
- As pedras nos rins
- Gravidez
- Tempo de vida
- Perda de órgãos através de cirurgia (investigação russa revelou que a anestesia geral causa curto-circuitos no sistema nervoso, em tais casos)
- Alguns tipos de tumor
- Condições genéticas raras (devido à falta de experiência e pesquisa)
Iridologia Contraindicações
Alguns fatores gerais e fenômenos específicos do olho podem tornar um exame iridológico difícil ou, em casos raros, impossível.
Esses incluem:
- Aniridia
- Alguns casos de cegueira
- Síndrome de pupila branca
- Alguns casos de trauma na íris ou pupila
- Iridectomia
- Iridodiálise
- Iridotomia
- Coloboma em alguns casos
Os Benefícios da Iridologia
A beleza da Iridologia é que ela nos fornece análises ou diagnósticos com clareza em muitos níveis. Ajuda o praticante a identificar a causa de algum problema ou identificar as vias de contribuição para um determinado sintoma ou conjunto de sintomas. Por exemplo, as enxaquecas podem ser desencadeadas por muitas causas diferentes, tais como níveis erráticos de açúcar no sangue, níveis baixos de progesterona, congestão hepática, sinusite crônica, alergias iniciadas através do sistema imunológico intestinal ou mesmo neuromuscular, tensão ligada às vértebras cervicais – isso poderia ser um lista esmagadora dos sintomas para o paciente e para o médico. Ainda assim, o iridologista profissionalmente treinado, será capaz de diferenciar estas causas com foco na raiz do problema, através de análise microscópica da íris, da pupila e da borda pupilar interna.
Como qualquer abordagem em saúde natural, é essencial identificar uma condição e não apenas tentar abordar os sintomas, o que são, afinal, a ponta do iceberg para o que é a verdadeira natureza da maioria das doenças degenerativas e condições crônicas. O que muitos praticantes apreciam sobre Iridologia é sua versatilidade e flexibilidade, além do fato de que pode ser integrado a praticamente todos os tratamentos que temos. Em todo o mundo, a Iridologia é aplicada na saúde natural, quiropraxia ou clínica especializada para esclarecer a causa subjacente de um problema. A Iridologia é utilizada com sucesso por naturopatas, homeopatas, médicos, nutricionistas, reflexologistas, terapeutas de cólon, terapeutas de massagem, osteopatas, farmacêuticos e muitos mais.
Pesquisa em Iridologia
A Iridologia tem uma base científica oficial e pesquisa médica em países como Coreia do Sul, Rússia, Roménia, Bielorrússia, Letônia e Ucrânia por muitas décadas. Muitas pesquisas e resultados foram e aceitos oficialmente pelos departamentos de saúde e hospitais desses países.
Em tempos mais recentes, a investigação em Iridologia aumentou a um ritmo dramático, embora os estudos não tenham sido oficialmente patrocinados. Muitas iniciativas, de pesquisa valiosas, expandiram nossos conhecimentos ou questões controversas sobre Iridologia. A investigação teve lugar na Grécia, Itália, Espanha, Portugal, Cuba, Brasil e Inglaterra com John Andrews.
Muitas pesquisas estão em andamento e podem ser acessadas através do website www.johnandrewsiridology.net